História

A história do Circo Victor Hugo Cardinali está, como o nome indica, directamente ligada ao maior empresário circense português. Victor Hugo Cardinali é filho de Victor Hugo Cardinali Mariani e da espanhola Maria de los Angeles G. H. Otero. É o sétimo de oito irmãos.

Entrou para a história do circo aos nove anos, com um número de bicicletas e monociclos, acompanhado pelos seus irmãos Paquito, Pepita e José Luis. Aos 24 anos casou-se com a trapezista Edviges Neves Pereira (conhecida por Alda). Depois do casamento teve dois filhos, Yolanda e Victor Hugo Jr. Também aos 24 anos teve a sua estreia como domador de Leões, apresentando um número de 5 leoas.

Em 1987 abriu o seu próprio Circo, com uma estreia na cidade de Almada. Nesse mesmo ano, com o seu irmão Paquito e o famoso domador espanhol Angel Cristo, fez história na cultura portuguesa! Trouxe pela primeira vez a Portugal, o Circo sobre o Gelo (na Feira Popular de Lisboa).

Em 1988, Victor Hugo e Paquito levaram ao Parque Eduardo VII, em Lisboa, o Circo das 3 Pistas. No ano seguinte apresentou sozinho na Feira Popular o mesmo conceito.

No final da década de 90 levou o seu espectáculo para o Parque das Nações, onde até aos dias de hoje actua na época Natalícia.

Em 2003, a convite do Principe Rainier do Mónaco integrou o júri do 27º Festival de Circo de Monte Carlo.

Em 2006 foi convidado pela TVI para integrar a produção do Reality Show “Circo das Celebridades”. Este programa levou um grupo de celebridades a viver e a participar nos espectáculos do Circo Victor Hugo Cardinali. No mesmo ano, adquiriu um Leão Branco, uma espécie animal única em Portugal e rara em todo o Mundo.

victor hugo cardinali com os elefantes nos anos 80
victor hugo cardinali junio no numero de vacas
victor hugo cardinali com o principe rainier iii do mónaco em monte-carlo
familia cardinali
victor hugo cardinali pai e filho com os elefantes
tigres e leoas de victor hugo cardinali nos anos 90

Devido ao prestigio alcançado, e às excelentes condições que proporciona aos animais, o Circo Victor Hugo Cardinali foi escolhido pelo premiado realizador brasileiro Cacá Diegues como fundo do seu filme: "O Grande Circo Místico". Os artistas e os animais do Circo Victor Hugo Cardinali juntaram-se a uma enorme e talentosa equipa onde figuram nomes como Vincent Cassel, Catherine Mouchet, António Fagundes, Mariana Ximenes, Bruna Linzmeyer, entre muitos outros.

Anualmente, o espectáculo de Natal de Victor Hugo Cardinali, dado o seu êxito, tem sido transmitido pelos canais de televisão. De todas as grandes produções destacam-se o Circo sobre Gelo, o Circo Nacional de Cuba, o Circo Nacional da China, o Circo Nacional da Rússia e o Circo Internacional Aéreo.